Trabalho
Branding
ÍNDICE
Este trabalho tem como objetivo mostrar esses processos de criação de identidade e todos os outros que a este estão associados de uma empresa de pequena dimensão e de cariz familiar, que comercializa produtos místicos.
Segundo (Aaker, 2014), uma marca é muito mais do que um nome e logotipo, é uma promessa de proporcionar ao cliente o que a marca representa em termos de benefícios funcionais, emocionais e sociais.
Em 2008, uma família começou a comercializar produtos místicos e decorativos, em feiras medievais, dando início à empresa. Ao longo dos anos, a empresa passou por diversas denominações, mas em 2020, em resposta à pandemia COVID-19, decidiu oficializar o nome “Merlim” no seu website e, no ano seguinte, procedeu ao registo da marca (Merlim, 2023a).
A marca atua no segmento Business to Consumer (B2C) em Portugal.
Os consumidores da marca têm idades compreendidas entre 25 e 54 anos.
Devido à diversidade significativa de produtos comercializados pela marca, os interesses dos clientes são bastante divergentes. Contudo, a partir dos dados obtidos no GA4, é possível identificar os principais interesses:
Isto significa que em 10 encomendas, 4 clientes manifestaram interesse em tornar-se clientes/membros da marca, enquanto 6 consumidores ainda não estabeleceram uma ligação suficiente com a marca para criar uma conta cliente.
Produto e Preço
Agrupamos categorias com os preços mínimos (2€) e máximos (65€) na loja online
Precificação dos produtos:
- Margem de lucro varia;
- Adquire grandes quantidades
Distribuição
O principal ponto de venda são as feiras medievais; No resto do ano, o website torna-se o principal canal para efetuar compras.
Entregas: presencial na zona da Maia ou CTT.
Comunicação
Facebook e Instagram;
Comunica com os seus clientes/seguidores através do website, whatsapp e email
Análise:
Customer Journey Map
3.1. Análise dos Concorrentes
- Tenda da Alma;
- Cravus;
- Tenda Mística;
- Naturabela
3.2. Análise de Mercado
Estima-se que tenham ocorrido pelo menos 45 feiras em 2022. Estas feiras atraem até 700mil pessoas durante a sua duração (Rodrigues, 2022).
Em 2020, o e-commerce português teve um aumento significativo;
Em 2021 foi o ano da consolidação do desenvolvimento do e-commerce.
Em 2022 pela conjugação dos efeitos pós-pandemia e do início da guerra na Ucrânia, observou-se uma desaceleração no crescimento do e-commerce em Portugal e globalmente.
O perfil dos compradores online em Portugal: grupos etários entre 18 e 44 anos. No entanto, há um aumento de novos aderentes em grupos etários mais avançadas, apresentando um novo desafio para as marcas (CTT, 2022).
As razões relacionadas com a conveniência continuam a ser decisivas na escolha da compra online, com a facilidade de compra (68,2%) e a possibilidade de adquirir produtos a qualquer hora (61,4%) liderando as preferências. Logo a seguir, as razões associadas ao preço ganham relevância, com a existência de promoções (60%) e preços online mais baixos (55,8%).
4.1. Segmentação do Mercado e Definição e Seleção dos segmentos mais apropriados em função do contexto do mercado e da organização
O target do Merlim são indivíduos do género feminino, com idades compreendidas entre os 25 e os 54 anos, pertencentes à classe média/baixa.
O público-alvo da marca são consumidores que procuram alcançar crescimento espiritual e alcançar bem-estar no seu dia-a-dia.
No seu tempo livre praticam terapias alternativas, como a meditação, yoga e reiki e frequentam feiras de comércio local e/ou feiras medievais. São compradores conscientes, preferem fazer as suas compras em pequenos negócios e são recetivos a compras online. Quando na aquisição de cristais, pretendem fazer parte de uma comunidade e compram os cristais correspondentes às suas necessidades espirituais (M, 2020).
“Sabemos que os nossos clientes são extraordinários. Juntos, exploramos um mundo medieval, repleto de produtos místicos e encantados. A singularidade de cada indivíduo reflete-se nos nossos produtos”
5.1. Atributos da Marca e Benefícios
Atributos tangíveis (aposta na imagem – logotipo e do seu nome) e intangíveis (são aqueles que ficam na memória dos consumidores – comunicação clara e direta, mas sempre com uma vertente amigável e explicativa)
Valores da Marca
- Proporcionar ao cliente, o melhor produto, ao melhor preço.
- Produtos de qualidade.
- Produtos inovadores.
- Possibilidade de personalização (em alguns produtos).
- Compromisso em criar uma conexão genuína com os nossos clientes.
Personalidade da Marca:
Carácter jovem, místico e amigável tentando transparecer a individualidade de cada elemento da família que a compõe.
Posicionamento da Marca:
A marca posiciona-se como uma continuação do cliente. Adaptação, personalização e aprendizagem, são palavras-chave que representam o espaço que a marca ocupa no pensamento dos seus consumidores.
Promessa da Marca:
A marca tem como principal objetivo futuro, manter os seus consumidores como prioridade – diretamente relacionada com a proposta de valor, tem que ver com a continuidade de união com os seus clientes.
6.1. Diferentes Touch Points
Na planificação dos TouchPoints teve-se em consideração os já existentes a introdução de novos pontos (QuestionPro Collaborators, 2023).
Começando pelos já existentes:
- Website
- Loja Online
- Apoio ao cliente
- Presença em feiras
- Redes Sociais
- Blog
- Programas de fidelização
- Embalagem
- Estratégias de SEO
Pretende-se implementar na marca os seguintes TouchPoints:
- E-mail marketing
- Grupos online
- Publicidade Online
Através da elaboração deste trabalho, o grupo demostra e desenvolve as estratégias e ações que estão associadas à criação da identidade da empresa Merlim.
Foi feito um estudo da sua concorrência e do seu ambiente interno, para que se torne visível de que forma se pode diferenciar dos concorrentes de uma maneira visível para os consumidores através não só da sua imagem, mas também da comunicação com os últimos.
Analisados os valores e a personalidade da marca, chega-se à conclusão de que o ponto forte da imagem da marca é a comunicação sempre amigável e intimista que esta mantém com os seus consumidores.
Neste tipo de mercado, nicho, a os produtos não são suficientes para que exista uma escolha certa no pensamento do consumidor e portanto, através da imagem de marca, mística, coerente e intimista a empresa acredita ser um dos caminhos para o sucesso.