Significado da caveira. O significado oculto da caveira.

O significado, oculto, da caveira, todos nós, já ouvimos falar sobre as caveiras, e, em geral, ficamos sempre com um pé atrás, pois a primeira ideia, é de algo mórbido e negativo, no entanto, será que sabemos verdadeiramente o significado de caveira, sabe o que significa sonhar com caveira? Sabe o que representam as coloridas caveiras mexicanas?

Desde há muito tempo, que a caveira traz uma conotação pesada, negativa. Certamente não é de estranhar, que se alguém diz, que gosta de caveiras, pensam logo, que a pessoa, gosta de morte, do diabo, de bruxaria ou até que, é gótico.

Contudo, muitos não sabem que essa ideia, vem da cultura e ensinamentos passados de pessoa para pessoa, muitas vezes perdendo-se o verdadeiro significado, devido à crença de cada um.
Por isso, se não sabe o significado da caveira, vamos, neste “post” descobrir um pouco, o significado verdadeiro, dela.

Índice

O que significa a Caveira?

Transformação e/ ou Mudança.

Pois, já os povos, de outras épocas, acreditavam que a Caveira era o símbolo que representava a mudança. Como, por exemplo, a maior mudança de todas, deixar de estar vivo. Por isso, também, tem o significado de transformação, a grande transformação de deixar o estado de vivo, para ir para o “Além”.

 

Troféu ou vitória.

Algumas culturas antigas (Romanos) ou tribos (Maoris), utilizavam as caveiras como troféus. Pois, os seus guerreiros, quando, em guerra, matavam os seus adversários em disputas, cortavam as suas cabeças, para mostrar depois, como troféus da sua vitória.

Muitas vezes, colocavam na entrada dos acampamentos, ou andavam com uma, no topo de um pau, na frente das batalhas para criar medo aos adversários. Igualmente, os caçadores, costumam cortar a cabeça das suas caças e guardam as cabeças /caveiras, pois indicava, o poder ou a vitória, sobre o animal.


Em algumas culturas pensavam, que ao caçarem determinado animal e guardassem, os seus ossos, a caveira e/ou o esqueleto do animal, ficariam com os atributos, da criatura caçada.

 

Ritual, oferenda e/ou sacrifício.

Em povos antigos como, por exemplo, os Maias e Aztecas, usavam as cabeças e as suas caveiras para oferenda aos deuses, em forma de sacrifício.

Também as caveiras ou crânios eram muito utilizadas por feiticeiros, ou bruxas na época medieval, nas suas feitiçarias ou magias. Pois, como já disse anteriormente, acreditava-se que se matassem, o animal, iriam ficar com o poder deles e os seus atributos.

 

Símbolo de perigo.

Então, porque, será que o símbolo da caveira está associado ao perigo ou negativo?

Certamente, desde os tempos dos Piratas, pois foram os primeiros a utilizar, a representação das caveiras desenhadas e pintadas nas suas bandeiras. Provavelmente foi nessa altura que quando se via uma bandeira de caveira (dos piratas), significaria que poderiam ser mortos e saqueados.

Por isso, não é de estranhar, que a partir dessa altura passou-se a ter medo ou respeito, por essa bandeira ou a representação da caveira. Seguramente foi a partir de aí, que a caveira ou a representação dela, passou a ser associada, ao perigo.

Por exemplo, mesmo atualmente vemos rótulos, placas ou letreiros, o símbolo da caveira, indicando que algo pode ser veneno, ou ter substâncias tóxicas, até mesmo, que pode causar choques elétricos, por isso, pense: qual é, a primeira ideia que alguém tem quando, vê esse símbolo? A que associa?  Pois, a morte, claro.

 

O que significa sonhar com caveira?

Sonhar com caveira, indica sorte, prosperidade ou descoberta de um segredo.

Em geral, quem sonha com uma caveira, terá uma vida longa e feliz.

No entanto, se eram muitas caveiras, quer dizer que descobrirá algo, e deve guardar segredo, pois se não o fizer, poderá vir a se envolver em mal-entendidos.


Ver uma caveira, (do símbolo ou bandeira dos navios piratas), indica que poderá ter, de grandes lucros.


Se sonha que, estuda uma caveira então, indica que pode ter sucesso profissional.

 

Caveiras mexicanas.

No México, o Dia dos Mortos, é celebrado nos dias, 31 de outubro até o dia 2 de novembro, todos os anos.

Segundo a cultura (lenda) mexicana, as pessoas que faleceram, retornam ao mundo dos vivos, precisamente nesta altura, para fazer uma visita aos seus familiares.
Por isso, os familiares (dos falecidos), recebem de maneira alegre e descontraída, os seus entes queridos mortos, utilizando uma caveira (colorida) mexicana, (que pode ser uma máscara, uma maquilhagem ou a “tal” caveira colorida, que vemos nos filmes e lojas).

A ideia, não é representar apenas a morte, mas também receber e homenagear, os entes queridos falecidos como uma forma de comprovar que a morte é parte da vida.

Por isso, vemos caveiras coloridas, que trazem, muitas vezes, um toque de alegria, na decoração das nossas casas.

 

O significado moderno:

Somos todos iguais, (igualdade).

Atualmente, a caveira passou a ser um dos mais importantes símbolos, que nos lembram, que estamos aqui de passagem, que não somos eternos, em carne. 

Mostra que todos somos iguais por dentro, não temos cor, sexo, classe social ou até preferências. Depois da morte física, todos somos iguais.

 

Símbolo da igualdade.

Por cauda deste último significado, a caveira passou a ser moda, pois aparece como um símbolo puro, demonstrando, a igualdade e a mais pura realidade, que somos todos iguais e tem de haver, igualdade entre as pessoas.

 

Na moda:

Grandes marcas de moda, criam uma, nova tendência, fazendo com que a decoração ou imagem de uma caveira, se torne um clássico, na moda.

Pois, há de todas as formas, das mexicanas (tão coloridas) até às, de caveiras com a rosa na boca, assumindo uma forma romântica.
O que importa, é que a caveira, perdeu a sua simbologia de medo e morte, passando a ser, somos todos iguais!

Gostou? Siga-nos nas nossas redes sociais:

Gosta de Caveiras? Veja aqui as nossas.

× Precisas de ajuda?